Academia Sénior irá funcionar no Zambujal

28.04.2017

A Junta de S. Domingos de Rana tem centrado a sua atenção na população sénior, apostando na requalificação do tecido social do território, numa estratégia intergeracional inserida no segundo compromisso do plano plurianual de atividades. Na vertente sénior, esta autarquia atribui diversas respostas para o triénio 2014-2017, sendo uma delas a "Academia Sénior - Casa do Conhecimento", com o intuito de constituir "um corpo docente, formado por cidadãos seniores que, em regime de voluntariado, se proponham a partilhar a sua formação académica ou organizar módulos que transmitam as suas experiências e conhecimentos profissionais adquiridos ao longo da vida."

Trata-se de um projeto que funcionará na Sociedade Recreativa Unidos do Zambujal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa, combatendo o isolamento através da educação não formal, do fomento do contacto e dos afetos e da realização de atividades regulares nos planos social, cultural e educacional.

A Academia Sénior assenta nos seguintes princípios:

• Aliar o direito à educação para todos com a aprendizagem ao longo da vida, com vista à participação social e democrática e ao desenvolvimento pessoal e cultural;
  • Combater a solidão e a exclusão social, contribuindo para a afirmação e autonomia da comunidade sénior de S. Domingos de Rana;
  • Contribuir para a troca de conhecimentos entre comunidades da freguesia e a comunidade sénior numa dinâmica intergeracional e inclusiva;
  • Promover a educação não formal de adultos, através da promoção de cursos de formação e atualização de conhecimentos nas mais diversas áreas, bem como proporcionar atividades complementares de caráter sociocultural, recreativo e de convívio, num contexto de formação ao longo da vida;
  • Constituir um polo de informação e divulgação de serviços e recursos dos idosos, fortalecendo a sua participação social e contribuindo para reforçar o exercício pleno dos seus direitos e deveres;
  • Promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida aos idosos;
  • Fomentar o voluntariado social em articulação com entidades da freguesia.

Escalão

Rendimento mensal