Padre Andrade dá nome a escola da freguesia

12.11.2015

A Escola EB1 Abóboda N.º 1 adotou a designação Escola Padre Andrade, em homenagem ao sacerdote que, ao longo de mais de meio século, constituiu uma referência para a comunidade local. A ideia foi avançada pela associação de pais e mereceu o aval da direção do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, da Junta de S. Domingos de Rana e da Câmara Municipal de Cascais.

O Dia de S. Martinho, 11 de novembro, foi a data escolhida para prestar o devido reconhecimento público a Manuel da Costa Andrade que, aos 82 anos, é uma das figuras mais acarinhadas na freguesia.

O novo nome foi descerrado na presença do homenageado e de mais de uma centena de pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de manifestar a sua estima pelo carismático sacerdote, que foi igualmente professor de Religião e Moral durante 41 anos naquele estabelecimento escolar. Na ocasião, o padre Andrade recordou um episódio passado na Abóboda entre dois alunos, em que "um disse que o outro tinha chamado aquilo à mãe e a sua mãe não era dessas. Eu cai das nuvens porque nunca ouvi falar tão mal como na minha terra e eu sou do Minho. É por isso que me dá gosto ver esta celebração e não digo que não mereço. Só de aguentar isto durante 41 anos", brincou, agradecendo "a todos de coração, a todos sem nomear nenhum".

"É com muito prazer que vejo batizar a escola onde atualmente leciono com o nome de uma pessoa que, além de ser uma figura eminente nesta comunidade, tatuou três momentos inesquecíveis da minha vida: casou-me há 20 anos e batizou os meus dois filhos. Esta escola fica particularmente emocionada e feliz por ver reconhecido em vida o percurso, o trabalho e a dedicação do senhor padre Andrade", afirmou, visivelmente comovida, a coordenadora da escola, Maria José Gomes.

Presente na cerimónia, a presidente da Junta de S. Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves, considera "justíssima a homenagem realizada ao padre Andrade que, ao longo do seu longo sacerdócio na freguesia, conseguiu com a sua entrega e dedicação ao próximo tocar diferentes gerações e conquistar um lugar especial nos corações de todos nós".

Horário da Sede: Segunda a Sexta, das 9h00 às 18h00