Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana

O brasão da freguesia compreende um escudo, sobrepujado por uma coroa mural de prata de três torres, tendo por baixo um listel, onde se pode ler Freguesia de São Domingos de Rana.

O escudo ostenta uma bordadura de prata carregada de um rosário negro representando a Igreja de S. Domingos de Rana e a sua Ordem Dominicana. O negro do rosário significa ciência, firmeza e sofrimento.

O escudo é fendido de verde e de vermelho, com uma ribeira em banda ondeada de prata com duas rãs carregando a ribeira.

As duas rãs presentes na ribeira (das Marianas) representam a toponímia local: além da sua sede de freguesia, representam o Casal ou aldeia de Rana.

A cor prata da ribeira significa água e simboliza a paz e o silêncio, a humildade e a riqueza.

O campo verde contem em si a fé, a esperança e a ideia de liberdade que se respira nos largos campos rurais. O campo vermelho simboliza heraldicamente vitória, ardis e guerras, o sangue e a força, o calor e o fogo e, ainda, a energia criadora, a vida e a alegria.

Sobre a metade dextra do escudo, surge carregado um sol de ouro, simbolizando a energia criadora e toda a região costeira da Baía de Cascais, e três espigas douradas, atadas de vermelho, representando as searas, o pão e a vida activa dos seus naturais.

Estas peças são de ouro por ser o metal mais nobre e por representar a luz, padrão de riqueza e constância dos seus naturais. O vermelho do laço representa a vida e a alegria pelas boas colheitas.

A espada medieval na metade sinistra do escudo foi encontrada no túmulo existente na Capela de N.ª Sra. da Conceição da Abóboda. Pretende simbolizar que a área da freguesia foi habitada por um descendente do heróico Duarte de Almeida - “O Decepado”. O metal do seu punho - o ouro - simboliza poder e liberdade.

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Menezes, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

  214 549 190
  926 268 206

Horário da Sede: Segunda a Sexta, das 9h00 às 18h00