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Saúde Mental

Para que haja um impulso na promoção de uma cultura de inovação, qualidade, rentabilidade e eficácia ao nível das Políticas Sociais, as juntas de freguesia devem munir-se de saber científico. Assim, poderão também elas contribuir com projetos de intervenção e investigação em parceria local e, deste modo, permitir a criação de condições para que os cidadãos e a comunidade desenvolvam formas de organização participada, que visem a resolução dos seus próprios problemas sociais.

Considerando a Psicologia como uma ciência que tem como um dos seus objectivos primordiais a promoção da saúde, é imprescindível que, no seu campo de intervenção, a investigação não fique à margem desta realidade. Através das configurações particulares do sujeito, a Psicologia deve ser uma ciência dinâmica, de forma a não negligenciar as diferentes variáveis sistémicas que circunscrevem o indivíduo e o contextualizam no espaço e no tempo. Só assim existe a possibilidade de abrir novos campos de ação e subjetivação dos fenómenos coletivos

Com uma grelha de leitura psicodinâmica, o Serviço de Psicologia da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana pretende, através dos projetos que desenvolve, criar, de modo gradual, condições para pensar criticamente a realidade social, assim como valorizar o papel e a responsabilidade do psicólogo clínico no trabalho com a população. É um serviço que mantém a possibilidade de compreender outras formas de trabalho, a fim de ser um facilitador do trabalho em rede, sempre com o objetivo da promoção da saúde.

Atualmente, o Serviço de Psicologia da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana atua nas seguintes vertentes:

  • Clínica Mente Sã

Com o objetivo fundamental de dar uma resposta à necessidade sentida pela população no acesso aos serviços de Psicologia Clínica, a Junta de São Domingos de Rana, enquanto agente promotor do bem-estar da população, apostou na criação desta valência clínica de prevenção secundária.

Esta autarquia pretende garantir, com esta iniciativa, que todas as pessoas, independentemente do seu estatuto socioeconómico, possam ter acesso a um serviço de qualidade que assegure um direito humano fundamental do ser humano: a saúde mental.

Os serviços disponibilizados pela Clínica Mente Sã são Psicoterapia, Aconselhamento Parental, Terapia de Casal, Terapia da Fala e Psiquiatria.

  • Psicologia Clínica na Escola

Este projeto foi pensado tendo em conta o contexto em que foi constituído, ou seja, numa autarquia local. Deste modo, era preciso ter em mente mais do que um trabalho individualizado e muito específico, sendo também importante considerar a dimensão social e comunitária. Com uma matriz de pensamento e de ação psicodinâmica, este projeto está subordinado aos seguintes eixos de intervenção: consultadoria e supervisão de casos com os professores; avaliação psicológica; aconselhamentos parentais e aconselhamentos ao casal; acompanhamentos psicoterapêuticos; rastreios na área da Terapia da Fala.

Neste contexto, são muitos os autores que defendem que, ao estudar-se os sintomas associados a esta temática, deve-se ter em linha de conta três realidades: o Meio Social (comunidade e família), a Criança e a Instituição Escolar. É na relação entre estas realidades que podemos estudar os fatores de insucesso e/ou doença, uma vez que qualquer um dos três predispõe ao insucesso escolar e inadaptação social. Desta forma, as intervenções desenvolvidas nesta área pretendem prevenir, minimizar e caracterizar todos os sintomas associados à problemática.

Sabemos que as escolas são ambientes propícios para a leitura emocional das crianças por serem um espaço relacional/social e intermediário entre a família e a sociedade. Dentro da sala de aula e no recreio ocorrem situações significativas, pois as crianças, para além de levarem para a escola os seus problemas emocionais, também levam as suas consequências. Nesta sequência, não nos parece excessivo afirmar que nenhum outro contexto propicia a quem o frequenta experiências e vivências tão essenciais como as que acontecem na Escola. Pela sua singularidade, essas experiências e vivências ocupam um espaço especial no ciclo de vida do indivíduo, porque são estruturantes e determinantes. O modo como o indivíduo sente e vive a escola influencia o presente e o futuro como pessoa, como cidadão e como profissional. A escola é para a criança tão importante como a família e o espaço escolar tão significante como é o espaço familiar. Juntos, estes são partes indispensáveis na preparação de um projeto de vida.

Neste enquadramento, sendo a escola uma instituição de passagem para o uso coletivo, tendencialmente de frequência obrigatória e supostamente possuidora de características promotoras de amadurecimento pessoal e psicossocial, esta requer das crianças/alunos a capacidade de gostar dos outros, de gostar de si próprio, entender-se, defrontar-se e competir com os outros, de estar em grupo, de estar só, de sentir-se autónomo, coeso e estável. Por outro lado, requer também o prazer de imaginar, de simbolizar, do jogo e, sobretudo, o prazer de decifrar o mundo.

No âmbito deste projeto, o Serviço de Psicologia colabora atualmente com a Escola EB 1 de Caparide, Escola EB 1 de São de Domingos de Rana, a Escola EB 1 de Talaíde, a Escola EB1 Padre Agostinho da Silva, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, o Agrupamento de Escolas da Alapraia e o CESPA – Centro Social e Paroquial Nossa Sra. da Conceição da Abóboda.

  • Projeto “Saúde, Tempo e Memória”

Com este projeto, o Serviço de Psicologia da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana pretendeu constituir um espaço de escuta e de autoajuda, bem como espaços lúdicos e de criatividade, onde se possa alcançar uma sublimação de processos interiores e assim organização e acalmia emocional.

Neste âmbito, as intervenções realizadas são psicoterapias de apoiogrupos de reflexão.

O envelhecimento da população é um fenómeno de escala mundial, levando a um aumento da importância relativa dos idosos na população total. A população portuguesa não é exceção a este panorama, tendo-se verificado um aumento de 16% em 2001 para 19% em 2011, no que diz respeito à percentagem de idosos. Manter-se-á a tendência para o envelhecimento demográfico em Portugal, projetando-se um aumento considerável do peso relativo da população com 65 ou mais anos de idade, de 15,3% em 2008 para 32,3% em 2060. Como tal, é importante a existência de meios capazes de promover um envelhecimento associado ao bem-estar e qualidade de vida.

Paralelamente a este acréscimo da população envelhecida, tem-se verificado um aumento da prevalência da depressão nas últimas décadas, estando esta a tornar-se num dos principais problemas de saúde nos países desenvolvidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o transtorno depressivo unipolar foi classificado como a terceira principal causa mundial de encargos relacionados com doença em 2004, prevendo-se que atinja o primeiro lugar em 2030.

Do agravamento destes dois fenómenos, envelhecimento e depressão, surge o aumento da prevalência da depressão no idoso, sendo uma das principais causas dos custos de saúde associados com populações mais envelhecidas.

Neste projeto, o Serviço de Psicologia colabora com o CESPA – Centro Social e Paroquial Nossa Sra. da Conceição da Abóboda e com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, nomeadamente com Centros de Convívio “Os Vinhais”, Abóboda e Matos-Cheirinhos.

  • Orientação e Supervisão de Estágios curriculares e profissionais em Psicologia Clínica

Desde 2004 que existe uma parceria com o ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Em 2011, a autarquia estabeleceu um protocolo de parceria com Universidade de Évora no âmbito dos Estágios de Mestrado também em Psicologia Clínica e com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (obtenção da cédula profissional). Em 2014, foi firmado um outro protocolo, desta feita com a Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa.