Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Polima

"Parece-me que há neste topónimo alusão a um nome ou apelido pessoal, pois, próximo de Polima, já no concelho de Oeiras, há, como se sabe, a povoação de Caspolima. Ora, cas era, no português arcaico, o mesmo que casa e, junto a certos nomes, formou topónimos como Casfreires (= Casa dos Freires), Cascorreias (=Casa dos Correias" ao todo uns catorze, segundo averiguou o abade de Miragaia (Tentativa, III, pág. 247).

Caspolima pode, pois, ser contracção de Casa do Polima, sendo Polima, portanto, nome ou apelido de pessoa. Se não houver verdade, há, certamente, lógica.

Nem nos nossos dicionários e enciclopédias, nem em obras congéneres estrangeiras encontrei a mais ténue alusão ao vocábulo polima.

Lembro-me, todavia, de que este topónimo seja representante da forma popular polímnia, género de plantas da família das compostas ou de Polimna, feminino de Polimno, antropónimo registado no «Vocabulário da Academia das Ciências» (de 1940).

Mera suspeita, que aliás se me não afigura  de todo insensata.

Em 1758, a Polima contava 24 fogos. Em 1960, 163 habitantes."

In Toponímia do Concelho de Cascais, de J. Diogo Correia, pág. 47, Edição da Câmara Municipal de Cascais, Cascais 1964

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Menezes, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

  214 549 190
  926 268 206

Horário da Sede: Segunda a Sexta, das 9h00 às 18h00