Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Casal Saloio de Outeiro de Polima

Estrada Principal do Outeiro | Outeiro de Polima

"Esta casa rural localiza-se na zona central de Outeiro de Polima, povoação situada na parte Este do concelho. Embora se encontre em avançado estado de degradação, mantém ainda a sua estrutura edificada e a divisão dos espaços internos e do logradouro perfeitamente definidos.

Construído em alvenaria de pedra e massa de cal com areia, é de calcular que o casal possa ter tido alguma falha estrutural num passado recente: nas traseiras, dois contrafortes sustentam uma parede frágil, porém um deles tapa parcialmente um vão de janela, o que indicia uma intervenção posterior.

Trata-se de um edifício com dois pisos e arribanas anexas, que apresenta a tradicional ocupação do piso superior como habitação, ao qual se acede através de umas escadas de pedra calcária, na fachada principal. Este piso é assoalhado sobre barrotes de madeira sem forro por baixo, sendo de destacar a ausência de cozinha e de instalações sanitárias, como era típico neste tipo de construções. Os vãos e espaços sugerem uma intervenção profunda na primeira metade do século XX.

No piso térreo verifica-se a existência de loja, de uma extensa vacaria e de uma sala/cozinha onde subsiste um forno de pão ladeado por extensas bancadas de laje de pedra, que apontam para uma grande produção de pão ou um serviço comunitário.

As arribanas anexas tiveram uma possível utilização como palheiros, currais e armazéns de alfaias agrícolas. Afastadas da casa encontram-se ainda cortes para animais.

Ainda que se insira numa tipologia pouco comum no concelho de Cascais, é possível encontrar algumas semelhanças com o Casal da Rebelva, a Casa da Varanda, em Manique, ou mesmo com a casa da Quinta de Rana."

In Agenda Cultural de Cascais, Setembro e Outubro 2008, p.79

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Menezes, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

  214 549 190
  926 268 206

Horário da Sede: Segunda a Sexta, das 9h00 às 18h00