Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Espaço Museológico Ilídio Carapeto

Rua da Perdigueira, n.º 60 E | Outeiro de Polima | 2785-505 S. Domingos de Rana

Reconhecendo o mérito do trabalho desenvolvido por Ilídio Carapeto, a Junta de S. Domingos de Rana decidiu não só perpetuá-lo em livro, como criar um espaço museológico capaz de acolher o acervo deste artesão octogenário residente na freguesia, composto por mais de 300 miniaturas de embarcações, réplicas de instrumentos de navegação e altos e baixos relevos. Este ambicioso projecto da autarquia concretizou-se a 18 de Maio de 2013, representando uma mais-valia para o território, pois não só enriquece a oferta cultural existente, como honra o seu passado ligado ao mar.

Das mãos de Ilídio Carapeto saem autênticas obras de arte, finamente talhadas em madeira e outros materiais. A minúcia com que reproduz os mais pequenos pormenores dos modelos de embarcações que constrói é tão notável como a forma como se entrega ao estudo e pesquisa da história da navegação, com o fim de obter os dados técnicos que credibilizam as suas réplicas.

As mais diversas miniaturas que compõem a colecção de Ilídio Carapeto, da qual fazem parte jangadas, pirogas, barcos de pesca, galeaças, birrenes, lanchas, caiaques e ainda toda a parafernália ligada ao mar, como padrões, faróis e diferentes instrumentos, caso da rosas-dos-ventos, quadrantes e astrolábios, podem agora ser apreciadas num espaço condigno em Outeiro de Polima, onde se celebra o amor pela arte de navegação.

Biografia

Ilídio Reis Carapeto nasceu a 12 de Julho de 1928. O desafio da construção de um barco proposto pela revista juvenil "O Mosquito" fez com que, aos 14 anos, abraçasse a construção de miniaturas de embarcações como passatempo.

Mas foi só após a sua aposentação, aos 59 anos, que conseguiu o tempo necessário para se dedicar a fundo à investigação bibliográfica, desenvolvendo-a a par do modelismo naval. Foi nessa época, mais precisamente, em 1987, que ingressou na Universidade Internacional para a Terceira Idade (UITI), para estudar Artes Decorativas e Barro. O reitor daquela instituição, Herberto de Miranda, convidou Ilídio Carapeto a partilhar saberes, tornando-se docente..

Recorrendo a polainas, formões, fresas e tornos, vai aumentando a sua já extensa colecção, criando as mais variadas peças em carvalho, mogno, samba, papiro, vime, cana-da-índia e bambu. A preferência do artesão vai para a construção de embarcações chinesas por serem "vistosas e complicadas", uma vez que adquiriu o gosto pela reprodução do "pormenor mais sensível".

Ilídio Carapeto foi distinguido com o Diploma de Mestre de Arte em Madeira, Escultura, Talha e Miniaturas de Embarcações, graças à sua "Colecção de Pirogas do Mundo", considerada única pelos entendidos, tendo ainda sido agraciado, em 2009, com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais.

 

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Meneses, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

NIF/NIPC: 506844781

  214 549 190

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 12H30 e das 13H30 às 17H00 (apenas secretaria e tesouraria)