Autarquia retoma Jogos Florais

21.06.2021

Após uma década de interregno, a Junta de S. Domingos de Rana entendeu recuperar os Jogos Florais, iniciativa cultural criada em 1997 que procura promover a criação literária e incentivar o aparecimento de novos talentos. A 13.ª edição deste concurso voltou a desafiar aqueles que gostam de escrever a apresentar trabalhos inéditos alusivos ao tema “Sustentabilidade”.

A temática escolhida para esta edição girou à volta da ideia de que “cada um de nós, do mais novo ao mais velho, pode partilhar uma vivência, uma ideia de Presente, mas principalmente de Futuro, sobre a preservação do planeta e da sociedade tal como a conhecemos, onde as consequências da ação do Homem são por demais evidentes”.

Composto pelo professor universitário, arqueólogo, historiador e escritor José d’Encarnação, pelo poeta e escritor Jorge Castro e pelo poeta, escritor e arquiteto Eduardo Martins, o júri distinguiu 20 trabalhos entre os 169 recebidos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 19 de junho na sede da autarquia e contou não só com a presença do executivo da Junta de S. Domingos de Rana e dos elementos do júri, assim como do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que amavelmente aceitou o convite da organização.

Na ocasião, foi relembrado o escritor e poeta João Baptista Coelho, um dos grandes dinamizadores dos Jogos Florais de S. Domingos de Rana e detentor de um palmarés invejável em concursos literários um pouco por todo o país e além-fronteiras.

As vencedoras dos escalões juvenis, Carolina Pinto (dos 8 aos 12 anos) e Joana da Conceição (13 aos 15 anos) apresentaram respetivamente os pensamentos “Deixam-me sonhar” e “Sustentabilidade. Importa realçar que esta 13.ª edição registou uma forte participação dos alunos do Agrupamentos de Escolas Ibn Mucana e da Escola EB1 de Caparide.

Lista de vencedores e prémios atribuídos

Escalão Sénior

- Quadra

1.º Prémio |António Costa, com “Sorte ou Azar” | Tablet