Conhece o Cartão Mais Solidário?

04.11.2020

Está a enfrentar dificuldades por causa da pandemia? Conheça as condições do Cartão Mais Solidário e candidate-se na sua Junta de Freguesia.

Iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, em colaboração com o Continente/CascaiShopping e o LIDL, o Cartão Mais Solidário destina-se a munícipes que, no contexto da pandemia, viram comprometida a sua capacidade de assegurar as necessidades alimentares básicas. Comprovados os critérios de acesso e com um intervalo mínimo de 20 dias, serão entregues a cada família três cartões com um valor variável consoante a dimensão do agregado familiar. A Câmara Municipal de Cascais contribui com 66,6% do fundo que suporta este projeto, enquanto o Continente/CascaiShopping e Lidl contribuem com os restantes 33,3%.

Destinatários

Munícipes com rendimentos que, comprovadamente, se equiparem ao 1.º ou ao 2.º escalões do IRS e que não recebam outro apoio alimentar regular (PO APMC, inscritos no Banco Alimentar e a beneficiar de Cantina Social ou similares, de Refeitório Social ou da Bolsa Social da Cozinha Com Alma).

Apresentação de candidatura

A candidatura deve ser apresentada na Junta de Freguesia (presencialmente, na Rua Dom Duarte Meneses N. º 12, mediante marcação prévia, ou digital, enviando os documentos para geral@jf-sdrana.pt).

. Cartão de Cidadão ou outro documento identificativo com NIF;
. Comprovativo de residência na freguesia: nota de liquidação do IMI ou da respetiva isenção, recibo de eletricidade, gás ou água;
. Cópia da Declaração de IRS e respetiva nota de liquidação (referente ao ano anterior) ou Certidão de Isenção de IRS;
. Cópia de documentos que fazem prova da situação atual face ao trabalho e aos rendimentos (Comunicação de suspensão / cessação do contrato de trabalho, Declaração de receção de Subsídio de desemprego ou RSI, entre outros);
. Formulário de candidatura preenchido e assinado..

Entrega e valor do cartão

Após validação da candidatura por parte da Câmara Municipal de Cascais, os cartões serão entregues pela Junta de Freguesia.
O valor do cartão atribuído dependerá da dimensão do agregado:
• Agregados até 3 pessoas - 75€
• Agregados de 4 pessoas ou mais - 100€

Utilização do cartão

Este cartão poderá ser utilizado na cadeia de supermercados respetiva (Continente ou LIDL) exclusivamente para a aquisição de bens alimentares (com exceção de bebidas alcoólicas e alimentação animal).

Após esgotado o valor total do cartão este terá de ser entregue na Junta de Freguesia no prazo de 30 dias, juntamente com os documentos comprovativos da compra de alimentos.

Pode imprimir o formulário aqui.