Cozinha Comunitária inaugurada em Outeiro de Polima

26.04.2019

Resultando de um financiamento do Fundo Ambiental no âmbito do programa "JUNTAr": Soluções Locais para a Economia Circular nas Juntas de Freguesia, a Cozinha Comunitária foi inaugurada, no dia 25 de abril, em Outeiro de Polima. O equipamento funcionará sob a gestão da autarquia de S. Domingos de Rana, em articulação com os recursos sociais e empresariais do território, procurando sensibilizar as comunidades locais para a reutilização de produtos alimentares e a promoção da “cozinha caseira”, enquanto forma de contacto intergeracional entre vizinhos.

O projeto desta autarquia pretende "estabelecer uma troca comunitária de experiências através da redução do desperdício alimentar, da diminuição de resíduos orgânicos e a informação e educação de produtores e consumidores". O estabelecimento de uma cozinha comunitária desta natureza permitirá ainda combater o isolamento dos idosos, integrar jovens desocupados e incentivar a articulação com as diversas hortas comunitárias formais e informais da freguesia.

A parceria com a CASA – Núcleo Cascais e a Associação Cruzada Humano irá possibilitar o apoio na confeção de alimentos e acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo na Cozinha Comunitária, que servirá também para o apoio na implementação de pequenos negócios sociais e formações para o emprego para desempregados de longa duração, em parceria com a SEA Agency - Agência de Empreendedores Sociais.

A Junta de S. Domingos contou com o apoio da empresa Berner, a funcionar na freguesia, na recuperação do espaço físico da Cozinha Comunitária, e com a participação do projeto ChefAfrica na cerimónia de inauguração do equipamento, que se fez representar com doçaria tradicional africana.

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 19H00 (apenas secretaria e tesouraria)