"João Aguardela" no Espaço Memória do TEC

09.07.2018
A tarde de 7 de julho foi emotiva para todos aqueles que se reuniram no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais para assistir à inauguração da exposição "João Aguardela, dos Sitiados à Naifa a rasgar a vida".  A cerimónia mobilizou familiares, amigos e admiradores do músico, que morou desde criança até à data da sua morte, em janeiro de 2009, na Freguesia de S. Domingos de Rana, primeiro no Bairro do Conde Monte Real e depois no Penedo.

Na ocasião, o ator Ruy de Carvalho disse alguns poemas de João Aguardela, acompanhado por João Craveiro, Tobias Monteiro, Bárbara Branco e Renato Pino, que consigo integram o elenco da peça "Cristo Recrucificado", em cena do TEC. Um grupo de alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais animou o ambiente com uma energética interpretação de "Vida de Marinheiro”, dos Sitiados, banda que o músico fundou em 1987 e que o catapultou para o sucesso nos anos noventa. A mostra dá a conhecer alguns aspetos da sua infância e juventude, bem como projetos que abraçou ao longo do seu percurso musical, como Megafone, Linha da Frente e A Naifa.

O seu pai, José Aguardela, o coordenador da exposição, João Vasco, a presidente da Junta de S. Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves, e o amigo e autor da sua biografia, Ricardo Alexandre, partilharam com os presentes algumas palavras sobre o "talentoso e irreverente" João Aguardela, que partiu precocemente, deixando "uma obra notável como poeta e compositor".

A mostra pode ser visitada de quinta-feira a domingo, entre as 15 e as 19 horas, até ao dia 9 de setembro.

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 20H00