Morreu João Baptista Coelho

23.12.2021
João Baptista Coelho deixou-nos esta segunda-feira, 20 de dezembro, aos 94 anos. Neste momento de consternação, o executivo da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana endereça as sentidas condolências à sua família, prestando o devido reconhecimento ao poeta e escritor de Tires.

Nascido a 29 de abril de 1927, em Lisboa, João Baptista Coelho cedo abraçou a carreira de Técnico de Contas. Em 1984, por motivo de doença, reforma-se antecipadamente, o que lhe permitiu dedicar-se à escrita.

Escreveu vários livros, publicou artigos e poemas em diversos jornais e antologias e acumulou inúmeras distinções em concursos literários um pouco por todo o país e além-fronteiras.

João Baptista Coelho foi um dos grandes dinamizadores dos Jogos Florais de São Domingos de Rana. Assumiu a coordenação da iniciativa cultural desde o seu arranque, em 1997, tendo integrado o júri em quase todas as suas edições.

O escritor e poeta foi colaborador de “Notícias da Freguesia”, boletim informativo da Junta de São Domingos de Rana. Não só era o responsável pela sua revisão, como escrevia regularmente a “Crónica dos tempos que passam” para a publicação da autarquia.

Recebeu, em 2004, a “Medalha Municipal de Mérito Cultural”, atribuída pelo Município de Cascais e, em 2015, o Galardão de Mérito Cultural da Freguesia de São Domingos de Rana.

A nossa cultura ficou mais pobre com a perda deste filho da freguesia.