Reflexão sobre um ano de mandato

24.10.2018

É com muito gosto que me dirijo a todos vocês.
Passado um ano do atual mandato, à frente de uma das maiores freguesias do país, é sem dúvida um orgulho sentir que, apesar das diversas dificuldades encontradas, conseguimos levar a cabo os nossos objetivos, procurando servir a população residente, dentro das nossas possibilidades e o nosso escasso orçamento, para uma freguesia desta dimensão.
Não conseguimos chegar a todos, nem fazer tudo o que pretendíamos, mas fizemos o que achamos prioritário, nas diversas vertentes.
Paticamos e adotamos uma gestão equilibrada, séria e transparente, como uma das nossas bandeiras.
Novos apoios na área social, aos idosos e carenciados, mas também com algumas iniciativas de animação que contribuem para combater o seu isolamento.
Na intervenção social, abrangemos as diversas faixas etárias e com o Fundo de Emergência Social procurámos colmatar dificuldades e intervir onde outras instituições não puderam.
Realizámos diversas parcerias, sempre com um único propósito servir os residentes na freguesia.
Alargámos a resposta da Clinica Social, abrindo um segundo pólo, que além dos atendimentos de psicologia, a população pode usufruir de Terapia da Fala e Terapia assistida com Cães.
Terapia Ocupacional para seniores em dois locais da Freguesia e Terapia para seniores com demências numa terceira localidade da freguesia.
Apoio psico-sócio-laboral a pessoas ex-reclusas e suas famílias, um projecto-piloto na freguesia, em parceria com a instituição O Companheiro, com atendimento especializado, de encaminhamento e reencaminhamento, assim como apoio integrado e complementar aos técnicos locais que acompanhem utentes e famílias em processos de reinserção social.
Demos ainda continuidade a todos os anteriores projectos e fizemos propostas.
Intervenções e manutenções em todas as escolas e espaço público.
Vimos realizados um desejo, muitas vezes, por nós reivindicado, a reabilitação das Ruinas Romanas de Freiria.
Continuaremos a reivindicar a reabilitação do nosso património.
Não realizámos grandes obras, porque essas são da responsabilidade da Câmara, que para isso recebe os impostos de todos, mas continuamos a insistir naquilo que achamos que é um bem para a comunidade desta freguesia de forma a que as tão faladas assimetrias entre o interior e o litoral sejam resolvidas.
Muitas dificuldades surgiram neste ano, muitos entraves, muita luta, muita resiliência e teimosia, muita vontade de servir, com a mesma determinação do primeiro dia.
E se toda a nossa atuação a nível interno tem corrido bem, porque depende em grande parte de nós, ao nível externo as coisas podem ser mais complicadas, pois há mais intervenientes, e as decisões finais estão dependentes de outras entidades.

Obrigado a todas e a todos.
Aos que me acompanham no executivo e trabalham em prol do bem comum.
Aos que nos acompanham na Assembleia de Freguesia e são o nosso suporte na ajuda e orientação do melhor caminho ao serviço de toda a população de São Domingos de Rana.

Obrigado a todos os colaboradores da Junta de Freguesia, que vestem a camisola, com competência e extrema, dedicação e profissionalismo, salvo algumas exceções, estão sempre disponíveis para colaborar na procura do melhor para os nossos fregueses e freguesas.

A Presidente da Junta de Freguesia
Maria Fernanda Gonçalves

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 20H00