Três décadas de Escola Fixa de Trânsito

22.01.2019

No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da Escola Fixa de Trânsito (EFT) da freguesia, a Junta de S. Domingos de Rana e a equipa da Escola Segura da Polícia de Segurança Pública levaram a cabo, na manhã de 21 de janeiro, a ação de sensibilização “Agente por um dia”, procurando promover comportamentos de segurança no trânsito junto dos alunos da Escola EB1 Rómulo de Carvalho e seus familiares.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, e o vereador da Câmara Municipal de Cascais e responsável pelo pelouro da Educação, Frederico Pinho Almeida, aceitaram o convite formulado por esta autarquia para acompanhar a iniciativa. Vestidos de agentes da PSP e munidos de um bloco de multas, os meninos da turma do 4.º ano participaram numa simulação de operação STOP, fiscalizando os documentos das viaturas, a utilização do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças, entre outros aspetos. Os infratores foram advertidos, devendo as “coimas” aplicadas ser saldadas com a entrega de bens alimentares para fins solidários no estabelecimento de ensino.

A primeira a surgir em território nacional de responsabilidade autárquica, a EFT oferece, desde 1989, as competências e os conhecimentos necessários a uma adequada integração na circulação rodoviária aos seus frequentadores. As três décadas de atividade do equipamento desta junta foram assinaladas não só com a ação “Agente por um dia”, como com o descerramento de um painel de azulejos alusivo ao aniversário.

Para além dos membros do executivo da autarquia, a cerimónia contou com a presença da vice-presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, Rosa Pita, do jornalista Mário Gonzaga Ribeiro, da comandante da 56.º Esquadra da PSP de Trajouce, sub-comissário Telma Gomes, do comandante dos Bombeiros da Parede, Pedro Araújo, dos diretores dos agrupamentos de escolas Matilde Rosa Araújo e Frei Gonçalo de Azevedo, Hélia Rodrigues e David Sousa, das coordenadoras de diferentes escolas de ensino básico da freguesia, antigos funcionários da EFT e ainda dos alunos que participaram na ação “Agente por um dia”.

A manhã terminou com uma pequena demonstração de uma aula prática no espaço exterior do equipamento que, graças à generosidade da Garland, empresa de referência nas áreas de transportes, logística e navegação com sede na Conceição da Abóboda, conta agora com bicicletas e capacetes novos.

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 19H00 (apenas secretaria e tesouraria)