Utilização da rã pela autarquia

30.08.2018

Em virtude da Junta de S. Domingos de Rana ter recebido uma reclamação na qual é acusada de xenofobia contra o povo cigano, importa, desde já, prestarmos os devidos esclarecimentos:
• Prezamos todas as comunidades existentes no território da freguesia e nunca levaríamos a cabo qualquer ação que as desrespeitasse;
• Jamais imaginaríamos que um simples mealheiro em forma de rã, colocado no balcão de atendimento para apoiar uma causa solidária (https://pt-pt.facebook.com/Salvadorosuperheroi/), fosse encarado como uma provocação.

Esclarecemos ainda que:
• Na página 48 de “Toponímia do Concelho de Cascais”, de J. Diogo Correia, livro editado pela Câmara Municipal de Cascais, pode ler-se relativamente à localidade, que "Rana é o português antigo rana, o mesmo que rã (do Latim rana)”;
• O brasão desta junta de freguesia tem duas rãs;
• Figurando no nome da freguesia e no seu brasão, a rã é, por vezes, utilizada em iniciativas desta instituição autárquica;
• Representando um símbolo da freguesia, o mealheiro em questão foi, em tempos, oferecido como tal aos participantes numa iniciativa realizada por esta instituição na quadra natalícia.

A JUNTA DE FREGUESIA

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 20H00