Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Numa Freguesia com cerca de 60 mil habitantes, 20,36 km2 e com dificuldades de mobilidade, trazidos pela urbanidade e pela construção de 136 áreas de génese ilegal, às quais se juntaram alguns núcleos de ocupação vertical e 16 programas especiais de realojamento, São Domingos de Rana apresenta alguns desafios sociais que precisam de uma intervenção multidisciplinar, localizada, especializada e articulada com a participação cívica de moradores, associações e instituições.
É neste contexto que urge qualificar e consolidar uma política de intervenção comunitária na Freguesia, alicerçada nas necessidades dos bairros/zonas a intervir e dos seus moradores, bem como em parcerias com entidades públicas e privadas.

Centros de Convívio - Protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais
Atribuição de apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Cascais para o prosseguimento das suas atividades nos centros de convívio da Freguesia: Natael Rianço (Abóboda), Matos-Cheirinhos e Os Vinhais (Tires). Este apoio financeiro insere-se na estratégia de intervenção sénior de São Domingos de Rana, tendo como objetivo apoiar esta atividade social qualificada na Freguesia.

Seniores em Movimento - Terapia Ocupacional
Projeto estabelecido em 2016 em parceria com a Unidade Cuidados Comunidade Girassol - ACES Cascais, que visa garantir acesso gratuito a aulas de terapia ocupacional para seniores da Freguesia. Opera atualmente em Outeiro de Polima, na Sociedade Recreativa Outeirense com uma turma semanal e duas em Trajouce, no Centro Comunitário, num total de 63 seniores.
Este avalia o impacto na melhoria da qualidade de vida destes seniores, mais especificamente na avaliação da mobilidade fina, de locomoção e níveis de dependência de fisoterapia pós-trauma.

Cuidar da Pessoa com Demência e Seu Cuidador
Projeto que visa a prevenção e o acompanhamento de pessoas com demência, trabalhando também, através de uma terapeuta ocupacional e de uma enfermeira, com os cuidadores informais dos mesmos utentes. O projeto acolhe 10 famílias identificadas por médicos de família do SNS, em articulação com a UCC Girassol.

Festival das Comunidades
Organizado pela primeira vez em 2017, este evento é uma mostra intercultural das diferentes comunidades imigrantes da Freguesia. À imagem do sucesso da primeira edição, este Festival organiza-se anualmente em parceria com entidades locais e grupos formais e/ou informais de imigrantes.

FATOR C – Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)
O DLBC é um instrumento da União Europeia, enquadrado na Estratégia Europa 2020 e no Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia – Portugal 2020, e tem como premissa de base uma lógica de proximidade e coesão das comunidades. Trata-se de uma abordagem centrada num território, que se pretende estreitamente ligada ao tecido social, económico e institucional de cada território, pretendendo promover o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.
Atualmente, possui dois instrumentos de intervenção comunitária e social: o SI2E e o UP2YOUTH. O SI2E é uma oportunidade de financiamento não reembolsável existente para operacionalizar apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, por via do POR Lisboa, em Alcabideche e São Domingos de Rana. 
Já o UP2YOUTH é uma oportunidade de financiamento promovida pelo FatorC, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de Alcabideche e Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, que visa estimular nos jovens (dos 14 aos 25 anos) o desenvolvimento de competências transversais, tais como o espírito de iniciativa e a capacidade de resolver problemas, através da implementação de projetos com impacto nas suas comunidades.
Para mais informações consulte aqui
 

 

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Menezes, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

NIF/NIPC: 506844781

  214 549 190
  926 268 206

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 17H00, exceto à quarta-feira, das 9H00 às 19H00 (apenas secretaria e tesouraria)