Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Considerando a Psicologia como uma ciência que tem como um dos seus objetivos primordiais a promoção da saúde, é imprescindível que, no seu campo de intervenção, a investigação não fique à margem desta realidade. O Serviço de Psicologia da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana pretende através dos projetos que desenvolve criar, de modo gradual, condições para pensar criticamente a realidade social, assim como valorizar o papel e a responsabilidade do psicólogo clínico no trabalho com a população.

Psicologia Clínica na Escola
Toda a sociedade deve estar envolvida na educação infantil. A educação é hoje um desafio comunitário, com responsabilidade social e política. Neste contexto, em outubro de 2003, a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana constitui o projeto Psicologia Clinica na Escola (PCE). Este projeto esteve subordinado desde a sua génese a quatro eixos de intervenção: discussão de casos com os professores, realização de avaliações psicológicas, articulação/encaminhamento institucional e realização de aconselhamentos parentais.
O projeto colabora atualmente com a Escola EB 1 de São de Domingos de Rana, a Escola EB 1 de Talaíde, a Escola EB1 Padre Agostinho da Silva, a Escola EB1 de Caparide, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas da Alapraia e o CESPA - Centro Social e Paroquial Nª Sra. da Conceição da Abóboda. Este projeto contempla as seguintes valências clínicas: Avaliação Psicológica, Acompanhamentos Psicoterapêuticos, Aconselhamentos Parentais, Grupo Terapêutico e Tutorias Psicológicas com Professores.

Aconselhamento Parental
Tendo em conta o historial do PCE, e após o processo de diagnóstico do Núcleo Executivo da Comissão Social de Freguesia junto de instituições sociais, tornou-se evidente que o Aconselhamento Parental é uma ferramenta essencial de prevenção primária. Para muitas crianças que vivem e crescem em situações de vulnerabilidade social, quer em contexto familiar, quer em instituições, a convivência com mecanismos que reproduzem a sua situação de desvantagem social torna-se um elemento condicionante ou limitador da inclusão e cidadania social.
Esta parceria de intervenção pretende agir preventivamente sobre as educadoras, sobre os pais/famílias e sobre as crianças sinalizadas, procurando através da partilha e do diálogo fornecer elementos que promovam a atribuição de significados, de afetos, de emoções e de relação.

Orientação e Supervisão de Estágios curriculares e profissionais em Psicologia Clínica
Desde 2004 que existe uma parceria com o ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Em 2011, a autarquia estabeleceu um protocolo de parceria com Universidade de Évora no âmbito dos Estágios de Mestrado também em Psicologia Clínica e com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (obtenção da cédula profissional). Em 2014, foi firmado um outro protocolo, desta feita com a Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa.

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Meneses, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

NIF/NIPC: 506844781

  214 549 190

Horário da Sede: Segunda a sexta, das 9H00 às 12H30 e das 13H30 às 17H00 (apenas secretaria e tesouraria)