Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Ao longo das duas últimas décadas tornou-se cada vez mais importante refletir e agir sobre política social no contexto Freguesia. Para isto é necessário que se planeie a intervenção social, tendo por um lado o intuito de complementar a oferta disponível, como de imprimir a necessária inovação social nos territórios. Só assim se pode almejar mais coesão social, especialmente em territórios que têm sido identificados como de intervenção prioritária.

Plano de Ação Social

Baseado na intervenção e nos parceiros da Comissão Social de Freguesia, a autarquia tem promovido Planos de Ação Social anuais, com o intuito de planear, antecipar e programar atividades, projetos e programas de intervenção social. A partir de 2018, a Freguesia promoverá planos bienais por forma a consolidar a intervenção social no território com os parceiros, permitindo também uma melhor monitorização dos projetos.

Pode aceder aqui ao Plano de Ação Social 2017.

Estratégia de Intervenção Sénior de São Domingos de Rana

Desde há vários mandatos que a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana tem reconhecido o papel das políticas públicas para a inclusão social dos seniores na sociedade contemporânea. A estratégia de intervenção sénior de São Domingos de Rana baseia-se em quatro eixos fundamentais: a ação social, a cultura, a saúde e a cidadania ativa. Esta estratégia foi galardoada em 2017 com o Prémio "Freguesia Amiga do Idoso", atribuída pela Associação Nacional de Gerontólogos e pela Cidade Social.

Para consultar a estratégia aceda aqui.

Fundo de Emergência Social

Fruto do diagnóstico e dos planos de atividade da Comissão Social de Freguesia, e tal como é feito em diversas autarquias, o Fundo de Emergência Social - São Domingos de Rana tem como intuito a prestação de apoio excepcional e temporário a agregados familiares carenciados em situação de emergência habitacional grave e/ou situação de carência económica emergente. Para 2018 está programada a elaboração do Regulamento a partir de uma consulta pública alargada.

Combate à Privação Material

A privação material é uma das expressões da pobreza, à qual a autarquia tem dado uma acrescida atenção. Para além de participar ativamente na Plataforma Concelhia de Apoio na Privação Material, a autarquia tem apoiado financeiramente a Sociedade São Vicente de Paulo - Núcleos de São Domingos de Rana e de Trajouce - e a Refood. Todos os anos a Junta promove a distribuição de cabazes de Natal a famílias carenciadas sinalizadas pelo nosso Gabinete de Atendimento Social.

Loja Social "Dar a Mão"

Fruto da parceria entre a Junta de S. Domingos de Rana e a Associação de Beneficência Manancial de Águas Vivas (ABMAV), a Loja Social "Dar a Mão" abriu as suas portas no dia 21 de junho de 2014, em Outeiro de Polima, com o objetivo de minorar as necessidades sentidas pelas famílias mais carenciadas residentes no território. Vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, roupas para a casa, eletrodomésticos, mobiliário, alimentos, cursos de alfabetização, ajuda no preenchimento de documentação e execução de pequenos arranjos ao domicílio são alguns dos bens e serviços disponibilizados à população mais vulnerável.

São candidatos a beneficiários da Loja Social todos aqueles que revelem vulnerabilidade económica e social, nomeadamente quem não possua qualquer rendimento, receba o rendimento mínimo nacional, pensão cujo valor não ultrapasse os mínimos estabelecidos na lei, subsídio de desemprego não superior ao ordenado mínimo nacional, com locomoção condicionada e outras situações que careçam de ajuda, quer se dirijam à instituição por iniciativa própria, quer encaminhados por outras entidades.

Os interessados deverão deslocar-se ao local acompanhados com documentos de identificação (cartão de cidadão/ bilhete de identidade e cartão de contribuinte/ autorização de residência), comprovativo de morada, comprovativo de rendimentos, declaração de IRS, comprovativo de inscrição no Centro de Emprego e comprovativo de agregado familiar.

Entre em contacto connosco

Rua D. Duarte de Menezes, 12
2785-582 S. Domingos de Rana

  214 549 190
  926 268 206

Horário da Sede: Segunda a Sexta, das 9h00 às 18h00